Coaching e Entrevista de Trabalho

Coaching e Entrevista de Trabalho

Elisa era uma aluna com excelente nível de inglês, independente quanto ao seu desempenho; tanto que quando o tempo apertou, parou as aulas. Algum tempo depois Elisa me telefonou dizendo que tinha uma entrevista de trabalho em inglês numa empresa multinacional, e que gostaria de “dar uma desenferrujada”. Tivemos 4 sessões de Coaching, o que segundo ela própria, fez toda a diferença.

É possível que Elisa tivesse conseguido a vaga sem o Coaching, mas ela própria admite que não teria se sentido tão confiante, que não teria entendido algumas expressões que aprendeu durante o treinamento, que teria levado um susto com algumas perguntas que havíamos antecipado, que talvez tivesse demorado muito na formulação de algumas respostas. Tudo ao vivo e a cores com o chefe vindo da Inglaterra com o intuito de contratar sua equipe brasileira.

O Coaching linguístico tem a função de apoiar as habilidades próprias do indivíduo e levá-lo ao nível da excelência para que ele desempenhe uma função específica. Através do treinamento sob medida, o Coachee consegue prever e antecipar a situação que terá de enfrentar de tal forma, que quando a situação é encarada de fato ele se sente como se já tivesse vivido e já dominasse aquela situação.

Através dos estudos da neurociência, sabemos hoje em dia que o foco da atenção ajuda a reforçar as conexões cerebrais e as redes neuronais. Na verdade, sabe-se que o cérebro não diferencia o desempenho real de uma função, do desempenho imaginado daquela função. Daí o ditado “a prática faz a perfeição”.

Mas nada disso acontece com excelência se a motivação não estiver alinhada em todos os níveis – mental, emocional, intuitivo. É preciso que aquele Coachee esteja consciente da sua motivação, do seu propósito naquela entrevista para que a sua atenção esteja totalmente focada naquilo. Para isso, durante o treinamento, ferramentas investigativas do Life Coaching podem ajudar o Coachee a ter mais consciência dos seus motivos – algumas vezes entendendo que aquele emprego não é exatamente o que ele quer. Mas isso é assunto para um outro artigo…

Você também pode gostar

Deixe um Comentário