Como atingir a excelência em Coaching

Como atingir a excelência em Coaching

O Coaching é uma profissão em franca ascensão no mundo de hoje. A demanda por este profissional tornou-se muito popular no exterior primeiramente, onde, dependendo do país, a média pode chegar a 40 profissionais por cada milhão de habitantes. Aqui no Brasil os números ainda são bem mais modestos, com uma média de 5 profissionais por cada milhão de habitantes, o que torna o mercado bastante fértil. Não faltam cursos e formações cada vez mais lotados, abrindo as portas do mercado a uma população cada vez maior.

Do ponto de vista do profissional, iniciar uma nova carreira não é fácil. É preciso muito investimento de tempo, dinheiro, energia para trilhar caminhos antes desconhecidos. É preciso seduzir uma nova clientela e, o mais importante, ampliá-la até que o nome do Coach comece a circular nos meios desejados. Mas e do ponto de vista do cliente? Com uma oferta cada vez maior, como escolher? O que pode diferenciar um bom Coach de um Coach excelente?

Em primeiro lugar, é impossível ser excelente em várias áreas. Hoje em dia existem Coaches para as mais variadas situações da vida. Uma boa formação em Life Coaching é a base para o exercício da profissão, portanto todo Coach deveria por definição ser capaz de atuar como Life Coach. Mas se além desta habilidade o Coach optar por outra especialização, é preciso que se limite a uma ou no máximo duas. É preciso ter foco para um maior aprofundamento e domínio do assunto.

Outro aspecto importante é conseguir motivar o cliente, mas não apenas no nível das palavras e sim fazer com que ele aja de fato. É preciso tirar o cliente da zona de conforto com ação, não apenas com estratégias. Para isso é preciso exercer influência. Só assim é que se consegue ver os efeitos do processo de Coaching na vida do coachee.

O Coach que busca excelência está sempre estudando seus clientes e processos, buscando novos caminhos e abordagens. Cada cliente é único e se uma abordagem funcionou com um, pode não funcionar com outro. Coaching não é uma receita pronta.

E por fim, o que realmente diferencia um Coach excelente de um bom Coach é ele ser aquilo que prega, é ele viver pelos mesmos princípios, acreditar no que diz. Coaching é acima de tudo inspiração. Para inspirar alguém é preciso agir com o coração.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário