Language Coaching e Apresentações em Público

Language Coaching e Apresentações em Público

Falar em público pode ser uma atividade preocupante para muitos; fazê-lo em uma língua estrangeira certamente aumenta em muitas vezes o grau de stress. Porém, apresentações para diferentes tamanhos de audiência é parte da rotina de diversas profissões – seja em congressos, convenções, conferências, encontros diplomáticos, feiras, enfim… a lista de situações é longa.

Você fez sua pesquisa, montou seu projeto, escreveu o roteiro; passou pente fino, revisou, leu e releu. Tudo parece pronto, quando chega o momento final – apresentar. Se a apresentação for feita na língua materna, o foco da preparação será na impostação da voz, no ritmo, nos recursos visuais e na parte técnica. Mas se além de tudo isso o conteúdo tiver que ser entregue numa segunda língua, toda a lista acima pode vir carregada com, pelo menos, o dobro da preocupação.

Começando com a redação, que certamente necessitará revisão minuciosa para se ter certeza de evitar falsos cognatos, traduções literais impróprias, e que o jargão profissional esteja atualizado. Uma vez a redação do conteúdo aprovada, começa a preparação em si.

Ter o domínio do conteúdo é a chave para qualquer apresentação de sucesso. Somente com 100% de domínio sobre o que se fala é que conseguimos transmitir segurança, e transmitir segurança é a base de uma apresentação de sucesso. No caso da língua estrangeira é preciso, além disso, ter o domínio do “veículo” do conteúdo, dobrando a missão.

Antes do dia marcado, alguns detalhes devem ser olhados com atenção. A roupa, por exemplo, pode ser negligenciada por falta de experiência, mas ela fará toda a diferença. A roupa e os sapatos são peças fundamentais no quesito conforto, e sentir-se ou não confortável pode interferir no desempenho da pessoa. A roupa também exerce papel fundamental na imagem, aumentando o peso da sua escolha. Apresentações para audiências internacionais devem levar em conta diferenças culturais.

Como se diz em inglês, “Practice Makes Perfect”, portanto, ensaiar é preciso. Quanto mais ensaiada for a apresentação, maior confiança terá o apresentador, mais à vontade se sentirá na hora “H”. Neste momento a presença do Coach, aparando arestas, identificando pontos fracos, ressaltando vantagens, produzindo feedback,  fará toda a diferença. Será necessário treinamento fonético, visando pronúncia e entonação apropriadas.

Durante a apresentação, a postura também tem papel importante – o ideal é que o público sinta-se abordado com proximidade, como se o apresentador falasse a amigos. Assim o discurso ganha naturalidade e fluidez. Uma apresentação fluida ganha o interesse e o envolvimento do público, fazendo o tempo correr.

É importante ainda ter consciência de que erros acontecerão. Sabendo disso, o melhor que se pode fazer é estar preparado para como agir nestes casos. É preciso ter suporte técnico disponível de fácil acesso em tempo integral para eventuais erros desta ordem. Se os erros forem em relação ao conteúdo da apresentação, pare, se desculpe, se corrija e siga em frente. Ninguém irá crucificar você, ninguém é perfeito. Muitas vezes, estas podem ser chances de trazer um pouco de humor e informalidade ao momento.

Qualquer que seja a área da apresentação, qualquer que seja a especialidade do apresentador, o que pode fazer daquele momento algo produtivo e agradável, ou uma maçante obrigação, é como ele foi preparado, estudado e encarado.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário