
Qual é a diferença entre um Coach e um Professor
Muita gente se faz esta pergunta e nem sempre consegue encontrar uma resposta satisfatória. Em tese o resultado do trabalho seja do coach que do professor deveria ser o mesmo – o aprendizado de uma habilidade – não havendo, portanto, diferença consistente entre ambos.
Porém, o que realmente distingue um coach de um professor é a abordagem usada no processo, o que produz um efeito nos resultados, seja no tempo em que são obtidos, seja no desempenho do coachee/aluno.
Vejamos então, quais são as caraterísticas de um coach linguístico:
O coach foca a ação e o futuro, estimulando o desempenho individual e a autoconfiança; ele ajuda o coachee/aluno a descobrir seus próprios caminhos, encarando-o como um todo; assim, busca levar o coachee/aluno a um patamar mais alto, trabalhando com a mente consciente e com soluções para que este vença barreiras, aprenda novas habilidades e faça escolhas efetivas. Tudo isto é feito por meio de treino e prática.
O coach é um colaborador que oferece suporte para os objetivos do aluno. Um coach qualificado e experiente ouve atentamente, cria um bom relacionamento, faz perguntas tais como, como “Como posso apoiar seu aprendizado?”, “Onde você quer chegar?”, “O que você já experimentou? Quais foram os resultados? O que mais é possível?”, “Quando?”, “Como?” . Ele demonstra empatia e usa a intuição, estabelecendo metas sensatas; dá feedback, reconhece desafios e ajuda a torná-los em vitórias, criando um ambiente positivo onde os erros não importam como tal.
O Coaching Linguístico, ou Language Coaching, é baseado num conceito de responsabilidade, ideias, recursos, encorajamento, avaliação constante, e planejamento.