Você está vivendo no IIIº milênio?

Você está vivendo no IIIº milênio?

Algum tempo atrás a expressão “Ano 2000” suscitava imagens de carros voadores, casas no estilo Jetson’s, robôs por todos os lados. Mas o ano 2000 chegou e tudo continuou aparentemente igual ao ano anterior, o que trouxe até uma certa frustração…mas e o tal do IIIº milênio?

Bem, aos poucos as mudanças começaram a ser sentidas, muitas delas na área tecnológica, é verdade. Apesar da Internet ter surgido na década de 90, seu avanço vem sendo sentido com maior ênfase nos últimos anos, assim como a telefonia celular e tantas outras modernidades.

Mas será possível que a tecnologia seria o único termômetro para os habitantes do planeta terra medirem seu grau de evolução? Estar no IIIº milênio é estar rodeado de máquinas de perfeição quase divina e poder desfrutar do conforto, praticidade e velocidade que elas nos oferecem?

Com um pouco mais de sensibilidade e reflexão não é difícil enxergar que não é fora de nós que poderemos medir nosso grau de evolução, mas dentro de nós. Estar no IIIº milênio é muito mais uma questão de atitude, de valores, de visão de mundo, de cuidado consigo mesmo e com o outro, de cuidado com o planeta e com os animais, é enxergar o todo, o micro dentro do macro, “to see the big picture”.

Evoluímos materialmente, sim. Mas será que evoluímos igualmente como seres humanos? Boa pergunta. E por onde começamos senão pela educação? A educação é a base de tudo, são os pilares sobre os quais construiremos nosso futuro. É a educação que desenvolve talentos, que aguça a intuição, que provoca reflexão, que forma valores. Uma educação de IIIº milênio é aquela que forma humanos que vão traçar os rumos do planeta em que vivemos.

Sem uma formação que alinhe cérebro, coração, intuição e espírito não teremos evoluído como seres humanos do IIIº milênio. Precisamos desta coerência para viver com equilíbrio, com saúde física e mental, de uma forma holística.

A tecnologia que existe por trás do nosso cérebro, do corpo humano, do nosso espírito, poderá ser copiada de forma até muito semelhante pelas máquinas, mas jamais superada ou substituída. Precisamos da integração entre eles para sermos seres coerentes e plenos, seres evoluídos do IIIº milênio.

Você também pode gostar