Exames Internacionais – Como chegar lá

Exames Internacionais – Como chegar lá

Final de semestre letivo é a época em que muitos candidatos interessados em um certificado internacional de proficiência ou na aprovação à vaga em curso no exterior prestam vários exames de proficiência em língua estrangeira, mais notadamente a língua inglesa.

Aqueles que se interessam principalmente em incrementar o currículo ou concluir os estudos da língua estrangeira com chave de ouro, os exames indicados mais tradicionais são os da UCLES, ou os antigos exames da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Divididos em níveis de proficiência, estes exames oferecem certificação para alunos desde a educação infantil até o nível máximo de proficiência.

A grande vantagem deles é que são reconhecidos internacionalmente, e seus níveis de proficiência obedecem ao Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que criou e descreveu seis níveis diferentes de proficiência, padronizando o ensino das línguas europeias dentro dos objetivos descritos para cada nível. Os exames testam o conhecimento gramatical e léxico do candidato aplicados em contexto, juntamente com as habilidades de leitura, compreensão oral, redação e comunicação oral.

Já exames como o TOEFL (americano) e o IELTS (britânico) são usados por instituições internacionais de ensino para avaliar se um candidato a uma vaga seja em curso de graduação que pós-graduação, tem condições linguísticas de acompanhar o curso. Estes exames testam principalmente habilidades – leitura, compreensão oral, redação e comunicação oral – através de material com temática variada dentro do âmbito acadêmico. Cada instituição de ensino tem seu padrão de exigência referente à pontuação do candidato, que é um pré-requisito para que o mesmo seja aprovado para a vaga requerida.

Qualquer que seja o exame escolhido, a aprovação do candidato ou o alcance da pontuação desejada dependem de muita dedicação e perseverança. É neste momento que a escolha de um Coach qualificado pode fazer toda a diferença. O Coach Linguístico deverá ser uma pessoa que conhece bem não somente os exames, mas também o que está por trás da elaboração dos mesmos, e quais os critérios usados para se avaliar quais capacidades. Conhecendo esta metodologia, o Coach poderá dar maior apoio ao Coachee no que se refere ao treinamento, pois conhecendo também as dificuldades específicas do seu Coachee, ele/a saberá escolher atividades, exercícios, simulados, que favoreçam este ou aquele candidato, acrescentando aquilo que supre maiores carências e melhorando os pontos que já são favorecidos.

Assim como nos esportes, a proficiência linguística requer muito treino e estratégias de aprendizado. Dominar uma língua estrangeira é uma habilidade específica, e ter um bom desempenho nesta área é fruto de um processo, muitas vezes lento, mais fácil para uns e mais custoso para outros. Nada como viver no ambiente onde a língua é falada para acelerar este processo, mas, infelizmente, nem sempre isto é possível.

Para aqueles que têm como meta alcançar uma certificação internacional ou a aprovação em um curso em instituição internacional, mas vivem longe do país onde a língua-alvo é falada, a contratação de um Coach qualificado pode ser a solução mais rápida e eficiente para levar o candidato ao seu melhor desempenho e, assim, cruzar com sucesso a linha de chegada.

Você também pode gostar