ONLINE É O NOVO NORMAL

Há algum tempo incluí as aulas (de inglês) online na minha rotina de trabalho, como alternativa a clientes que não tinham um espaço apropriado para as aulas presenciais, ou pela inviabiliade de horário. Nestes casos usava o Skype que, como todos sabem, não é um aplicativo dos mais confiáveis… a ligação cai, você liga e a pessoa não recebe, ou vice-versa, uma ou mais vezes durante a sessão. Ano passado me apresentaram o Zoom e, sem querer fazer propaganda mas fazendo, minha vida de professora/coach online mudou. Porém, aula online continuava a ser a minoria do meu cardápio.

Muda a cena para Março/2020. Quem jamais poderia imaginar o cenário surreal que estamos vivendo? Eu não. Mas preciso confessar uma coisa: sei que eu sou resiliente, sei que sou otimista e guerreira, mas a verdade é que fui muito privilegiada nessa história: minha vida foi muito pouco abalada, e agradeço a Deus todos os dias por isso.

No início foi tratar de sobreviver mantendo o ritmo de trabalho – alunos já tradicionalmente pelo Zoom continuaram a vida como se nada houvesse… alunos presenciais, com a excessão de apenas um, foram solícitos e parceiros, aceitando imediatamente a realidade imposta ao planeta, sem abandonar a prática das aulas de inglês – porque não tentar? Tiveram que adotar algo impensável a princípio, aprender, se adaptar, reclamando um pouco no inicio, mas logo entendendendo que não era chatice minha, mas falta de alternativa. E o mais surpreendente? Ganhei novos alunos!!

Depois foi tratar de ensinar as colegas “anti-online”. Sim, confesso que a experiência presencial é melhor, que o tête-a-tête com o aluno é mais prazeroso… mas essa hipótese está descartada por hora. Então nos restou entrar na era online ou parar de trabalhar. Insisti, insisti e convenci um grupo de colegas a nos reunirmos pelo Zoom num sábado a tarde… ensinei a cada uma como baixar o aplicativo no pc, como funciona a reunião com “ID”, como participar de uma reunião, mandei meu “personal ID” – sim, por ser uma usuária constante fiz uma assinatura, o que me garante um número de “ID” único para todas as minhas reuniões. O preço é anual e equivale a todas as assinaturas de aplicativos que usamos hoje em dia, quase simbólico.

Eis que em pouco tempo estávamos todas juntas, amigas e colegas de trabalho de longa data, papeando online num sábado à tarde depois de já muitos dias de distanciamento social. Foi uma alegria, e a partir daí todas puderam garantir que seus trabalhos fossem preservados, apesar de terem torcido tanto o nariz no início.

E os amigos dos drinks, da pizza, que não podíamos mais encontrar? Zoom!! Mais uma vez convenci todos a baixarem o aplicativo e a nos encontrarmos nos sábados à noite para um drink online!! Até os aniversárioas eram comemorados juntos, com muito papo e muita alegria, que à vezes entravam madrugada afora…

Por fim… a atividade mais importante na minha área profissional estava na corda bamba… desde o ano passado ofereço workshops presenciais em inglês sobre temas do autoconhecimento. A experiência presencial faz muita diferença, pois há muito debate, muita interação, muita atividade prática, além do cafézinho acompanhado de um bom papo. O que fazer? O primeiro deles agendado para 20/03… cancelado obviamente. Devolver o dinheiro das inscrições? Adiar? A idéia daquela experiência online também era impensável… até que se tornasse “o que temos pra hoje”. O impensável foi pensado e repensado, e eis que o primeiro workshop online foi criado e anunciado. Confesso que o apelo é menor, que atraiu menos pessoas, até mesmo por ser uma experiência inédita e sem maiores referências. Mas descobri que é factível, que a experiência tem grande valor, que as atividades acontecem da mesma forma, remotamente é claro, mas a essência e os objetivos – discutir temas como resiliência, mindfulness, inteligência emocional em inglês, aprender vocabulário novo e praticar conversação – foram mantidos intactos! E ao final da série de 5 workshops, conforme haviam sido programados, surpresa: “queremos mais!”

O uso do aplicativo online foi meu grande parceiro nesse momento atípico e inédito. Não só me garantiu a sobrevivência, mantendo o ritmo normal de trabalho, como permitiu que o distanciamento social não doesse tanto quanto deveria a alguém que mora sozinha… pude manter contato constante com amigos, colegas, familia, participar de aniversários e promover workshops em grupo.

Resiliência foi o tema de um dos meus workshops deste primeiro semestre de 2020. Já estava programado, e já tinha sido criado. Foi pura sincronicidade.

COMPARTILHE ESSE POST:

Compartilha no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkdin
Compartilhar no WhatsApp

Comentários

SOBRE

Copyright © 2024 VERA FREITAS – Todos os direitos reservados.

REDES SOCIAIS

SOBRE

Copyright © 2024 VERA FREITAS – Todos os direitos reservados.