Uma abordagem holística do aprendizado

Uma abordagem holística do aprendizado

Muito já foi dito sobre a natureza humanística da relação professor-aluno, ou sobre a natureza do processo de aprendizagem. Tudo o que foi criado até o momento busca encontrar uma alternativa, um novo caminho, uma solução diferente. Porém nenhum método, ou moda ou tendência conseguiu escapar de uma verdade básica, por mais que às vezes as pessoas queiram negá-la: aprender é um processo, leva tempo e pode ser doloroso.

Vinte anos de experiência nas melhores escolas de línguas do Brasil e no exterior, paralelamente à instrução particular, somaram-se a sete anos de traduções na área de psicologia para construir em mim os pilares que fizeram esta percepção se tornar cada vez mais clara em minha mente e em meu coração: cada aluno é único, com seu universo único, história única, potenciais únicos, necessidades, estilos de aprendizagem, motivações e momentos de vida.

Será que este fato é responsável por tantas limitações que os alunos encontram quando se matriculam em uma escola? Como pode cada aluno em uma classe ser atendido em suas necessidades e estilos de aprendizagem individuais? E a instrução “para viagem”? Como poderia alguém que compra um pacote com um curso pronto ser compreendido naquele dia em que tudo o que ele precisa é falar de qualquer coisa menos de curso?

Tendo isto em mente eu foquei naturalmente o meu trabalho em uma abordagem que lida com cada aluno individualmente, respeitando necessidades, estilos, motivações e momentos, através de materiais didáticos específicos, atividades e desafios que buscam resultados positivos, que é o que todos nós buscamos afinal: sucesso no aprendizado, refletido em um resultado de exame satisfatório, um emprego desejado, uma promoção, um discurso em público, desenvolvimento pessoal, uma viagem, ou simplesmente uma grande amizade, desde que esta seja construída na língua alvo!

Você também pode gostar